John Wolf

Sobre o Autor John Wolf

Nasceu em Madrid, Espanha (1970), mas tem nacionalidade norte-americana. Licenciado em Relações Internacionais. No seu DNA encontram-se vestígios de russos, portugueses, persas e alemães. Vive em Portugal desde os anos 80. É autor dos seguintes livros – Portugal Traduzido (Edições Zaina, 2008), A Reforma do Palhaço e Sete Contos (Edições Cosmos, 2011) e Contagem Descrente (Chiado Editora, 2013). É blogger destacado no Estado Sentido e foi cronista da revista Maxim. Entre 1999 e 2004 foi comentador no canal Eurosport, mas já teve outras profissões, como intérprete de conferência, actor, tradutor, cavaleiro em apresentações de equitação clássica ou consultor de comunicação. Apaixonado por fotografia, pertence ao movimento Shemouse. Em 2015 uma das suas fotografias foi uma das vencedoras do concurso “A Terra como um Jardim” – promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Barcos a remos junto a grande escultura no lago do Parque do Retiro em Madrid.
Crónicas de Viagem

Nasci em Madrid

Devo começar por confessar que não tenho sido muito leal a Madrid. Afinal foi nessa cidade que nasci, mas não cultivei uma relação estável e madura. Não estive presente nas suas distintas fases de crescimento e afirmação. Fui um consorte deplorável – a última vez que visitei a capital foi há 20 anos. Contudo, tendo aí pernoitado até aos quatro …

Ler mais 0 Comentários
passageiro a observar painéis com horários dos voos de partida num aeroporto
Opinião

Aeroportos!

“Para chegar não é necessário partir”, bem que poderia ser a frase-feita por alguém que se sente em casa num aeroporto. Não é que seja o meu caso, mas devo confessar um certo fascínio por esse ecossistema. Os aeroportos são tratados antropológicos inacabados. Os nómadas que aí transitam não chegam a definir uma cultura local, mas preenchem o espaço sem …

Ler mais 0 Comentários
catedral de São Paulo em Londres
Opinião

As horas britânicas

Um processo eleitoral também é uma viagem.  E a política é a agência que oferece sempre e invariavelmente destinos de sonho. Quando o cidadão se deixa levar pela toada de promessas dos candidatos é como se viajasse no firmamento do imaginário – quer acreditar nas palavras mágicas e num futuro auspicioso. O processo eleitoral no Reino Unido findou e prolonga-se a …

Ler mais 0 Comentários
pessoas numa grande piscina em weimar
Opinião

Dias de Weimar

No verão de 2014 visitei Weimar. Foi a primeira vez que estive no leste da Alemanha que havia sido a Alemanha de Leste. Mas a pequena cidade de sessenta mil habitantes há muito que viajou para o resto do mundo. Weimar é famosa por ter sido a casa de Goethe e Schiller, pela república com o mesmo nome que pôs …

Ler mais 3 Comentários