Chamado de Ceilão até 1972 e de Taprobana – ilha do rei Rawana – na antiguidade, o Sri Lanka só recentemente começou a despoletar dos violentos anos de conflito e guerra civil que assolaram o país.

Localizado numa região sob inúmeras influências culturais e religiosas, com o Oceano Índico a sul e oeste, a baía de Benguela a leste e o estreito de Palk a noroeste, estamos a falar de um país singular, com mais de 2500 anos de história e cidades lendárias – Anaradhpura e Polonnaruwa, duas das antigas capitais do Reino de Ceilão, são dois bons exemplos.

Conhecido por gente afável e de sorriso luminoso, o Sri Lanka é ainda detentor de algumas das mais deslumbrantes paisagens que podemos encontrar: florestas repletas de elefantes, montanhas cobertas por vegetação luxuriante, cascatas de águas límpidas, templos sagrados ou praias paradisíacas, são apenas alguns exemplos do que D. Lourenço de Almeida terá encontrado em 1505, quando chegou pela primeira vez à ilha.

O Sri Lanka é ainda conhecido mundialmente pela excelente qualidade do seu chá, produzido nas montanhas da ilha, com principal destaque para as regiões de Nuwara Eliya e Ella. Foram os ingleses que introduziram o seu cultivo, em meados do século XIX, para o qual trouxeram um número avassalador de trabalhadores tâmiles do sul da Índia.

A religião budista, na sua escola Theravada, constitui a principal fé do país com aproximadamente setenta por cento da população, mas há também um número considerável de seguidores da religião hindu e cristã.

Para os interessados em descobrir mais sobre este fascinante país, convido-vos a acompanharem-me numa das duas viagens (26 de Março a 9 Abril | 12 a 26 de Novembro) que vou liderar para a agência Land Escape em 2016. Mais informação disponível aqui

:: carregue sobre uma das imagens para ver em grande ::