O viajante e escritor Gonçalo Cadilhe lança o seu mais recente livro – «Passagem para o horizonte» – no dia 9 de Julho, pelas 18h30, na Fnac Chiado, Lisboa.

O livro traz como ingrediente principal a busca pelas melhores ondas do planeta, numa aventura que leva o autor aos cinco continentes.

«Quando completou 40 anos, Gonçalo Cadilhe arrancou para uma volta ao mundo de um ano que pretendia realizar um sonho antigo e reafirmar o sonho de vida que tem levado: viajar e escrever.

Capa do livro Passagem para o Horizonte
Ver capa do livro

Seguindo um itinerário pelos cinco continentes baseado na localização das melhores ondas de surf do planeta, saltando da pobreza extrema da América Latina e da orla do Índico para o excesso de mordomias da Polinésia e da Califórnia, Gonçalo Cadilhe deixa-nos o relato de um périplo variado e original.»

O livro é já o seu 11.º trabalho, depois de «Um Lugar Dentro de Nós», «Encontros Marcados», «O Mundo É Fácil», «1 Km de Cada Vez», «Tournée», «Nos Passos de Magalhães», «África Acima», «A Lua Pode Esperar», «No Princípio Estava o Mar» e «Planisfério Pessoal». «Passagem para o horizonte» é editado pelo Clube de Autor.

Fica aqui um “cheirinho” do livro, com o 1.º Parágrafo:

UMA IDEIA DE LIBERDADE

Poucos dias depois de completar quarenta anos iniciei uma volta ao mundo de doze meses. O itinerário era simples: a partir de uma lista de doze ondas perfeitas, espalhadas pelo litoral dos cinco continentes, pretendia permanecer um mês fazer surf em cada uma delas.

Mapa com as melhores ondas mundiais para surf