É impossível ficar indiferente à pequena Igreja de S. Miguel, situada no Monte Petřín, naquele que será um dos lugares mais Zen de Praga.

Esta igreja, em estilo Lemko, foi construída na segunda metade do século XVII na vila de Velké Loučky, perto de Mukačevo, Ucrânia. Mais tarde, foi transferida para a vila de Medvedivtsi e em 1929 foi trazida para Praga, quando o vale onde se situava ficou submerso devido à construção de uma barragem.

Exterior Igreja S. Miguel em Praga
Exterior da Igreja

Longe da agitação da cidade, ergue-se de forma majestosa. Os seus interiores modestos e artesanais são ainda hoje palco de cultos ortodoxos realizados em língua checa e romena. O chão de terra coberto por velhas tapeçarias contrasta com as paredes em madeira, despidas de qualquer adorno exuberante. Lá dentro, o único ouro é o da imagem e livros de orações que decoram o altar.

Após uma subida no funicular, segue-se uma longa caminhada sempre a descer até à pequena igreja… depois há que voltar subir! Mas todo o esforço que possa requerer, vale a pena… Há que perder alguns minutos neste local para apreciar a sua tranquilidade, sentir a relva ainda húmida da manhã e o cheiro característico a terra molhada. Trata-se de um lugar com uma magia muito própria e a não perder na cidade das cem cúpulas.