A Air Asia X, companhia de baixo custo participada da Air Asia, destinada a voos de longo curso, acaba de anunciar o cancelamento dos voos com origem em Kuala Lumpur, na Malásia, e destinados a Mumbai, Delhi, Paris Orly e Londres Gatwick. Embora as quatro rotas sejam extintas entre Fevereiro e Abril deste ano, a Air Asia X reitera o interesse em manter voos para outras cidades indianas.

As razões apresentadas pela low-cost malaia para sustentar o cancelamento das rotas indicadas, passam pela reduzida procura face às estimativas iniciais, no caso da Europa, aliado ao elevado preço do barril do petróleo, aos impostos cobrados pelas emissões de CO2 e a política de taxas aplicadas aos passageiros no aeroporto londrino de Gatwick. Já no caso da Índia, o principal motivo para a suspensão dos voos, entre os dois países, passa pelas actuais dificuldades na obtensão de vistos.

Embora no comunicado distribuído à comunicação social, a Air Asia X refira que se trata de um realinhamento e reorganização das suas operações internacionais, vários especialistas em aviação civil, já vieram a público afirmar que o problema de fundo está antes relacionado com a dificuldade em voar low-cost, para voos intercontinentais e de longo curso. No mesmo grupo de especialistas, há ainda quem defenda que as rotas europeias da Air Asia X sejam deficitárias, desde o seu início, e que a companhia aérea só tenha mantido a operação por questões relacionadas com a sua imagem e marketing.

Não existindo qualquer imprevisto, o último voo destinado a Paris terá lugar no próximo dia 30 de Março e para Londres no dia imediatamente seguinte. A Air Asia X anunciou ainda que todos os passageiros que já tenham adquirido bilhetes para datas posteriores, serão ressarcidos na íntegra ou, caso assim o entendam, terão lugar assegurado em outras companhias a indicar posteriormente.

Todos os interessados nos destinos apresentados, poderão comparar preços ou efectuar reservas em agencias online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.