Segundo a informação avançada há dias pelo diário “Le Figaro”, as companhias aéreas Air France-KLM e Etihad Airways – empresa com origem nos Emirados Árabes Unidos –, encontram-se a ultimar os pormenores necessários à criação de uma joint-venture, que terá por principal objectivo a criação de um corredor aéreo entre a Europa e o Médio Oriente.

O jornal francês destaca ainda o facto desta associação de interesses ser também participada pela Air Berlin, uma companhia de origem alemã destinada a voos de baixo custo e parceira estratégica da Etihad desde 2011, bem como pela Alitália, a companhia de bandeira italiana que é detida em 25% pela Air France.

Embora as negociações estejam a decorrer a bom ritmo, não estão para já definidas as rotas a explorar pela joint-venture, bem como os preços a praticar ou o número de aeronaves que irá compor a frota. A política global de marketing, o desenvolvimento da actividade comercial e as condições de partilha de lucros, são outros dos assuntos que se encontram sob a mesa das negociações.

Não havendo impeditivos de natureza negocial ou determinados pelas autoridades fiscalizadoras da concorrência, é espectável que a joint-venture entre a Air France-KLM e Etihad Airways possa ser lançada oficialmente durante o próximo Outono.

Quando disponíveis, os voos resultantes deste acordo podem ser reservados através das ferramentas disponibilizadas por agências de viagens online, como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel