A Airberlin, companhia aérea de baixo custo alemã, acaba de anunciar a materialização de um acordo de codeshare com o grupo Air France-KLM, que se prevê disponível a partir de 28 de Outubro. Inserido numa parceria estratégica que se alarga à Etihad Airways, o novo acordo vem reforçar a rede de ofertas da Airberlin para a Europa, com o incremento ou reforço de seis ligações a França.

Assim, aos voos directos que a companhia alemã disponibiliza actualmente para Paris Charles-de-Gaulle, Paris Orly e Nice, juntam-se Bordeaux, Lyon, Montpellier, Marseille, Nantes e Toulouse, em voos operados pela Air France. As ligações a Paris são também reforçadas através da operação da companhia aérea francesa.

Em contrapartida a Air France vê também crescer a sua oferta para destinos na Alemanha (Dusseldorf através de Dresden), Polónia (Cracóvia e Gdansk via Berlin-Tegel) e Áustria (Vienna desde Nice e Graz via Berlin-Tegel).

Embora o presente acordo exclua voos de código partilhado entre a Airberlin e a holandesa KLM, estão actualmente a ser estudadas várias ligações operadas pelas companhias aéreas desde e para os seus países de origem, que poderão para breve fazer crescer o entendimento agora alcançado.

A Etihad Airways, parceiro estratégico de longa data da Airberlin, fechou também um extenso acordo de codeshare com o grupo Air France-KLM que permitirá, à companhia com sede em Abu Dhabi, aumentar para 321 os destinos disponíveis no seu portefólio. Este entendimento adiciona dez destinos europeus à Etihad Airways, através dos voos actualmente operados pela Air France e a KLM, e cinco ligações à Austrália e Ásia, ao universo Air France-KLM, com a oferta da Etihad Airways.

Todos os voos de código partilhado incluídos nestes acordos, disponíveis a partir de 28 de Outubro, podem ser reservados directamente junto das companhias aéreas ou através de agências online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.