A Airbus, um dos principais construtores aeronáuticos mundiais, concluiu com sucesso o primeiro voo de testes do modelo A320neo, a nova variante do popular A320.

O fabricante europeu revelou que este voo, realizado a partir do aeroporto de Toulouse-Blagnac, na passada quinta-feira, teve a duração aproximada de 2 horas e que foi apenas o primeiro de um conjunto de voos que deverão somar mais de três mil horas de testes.

Inquirida sobre as principais diferenças quando comparado com o modelo tradicional, que é um dos aviões comerciais mais utilizados nas ligações de médio curso, a Airbus destaca a grande eficiência no consumo de combustível, muito motivada pela melhoria aerodinâmica e pelos novos motores (Pratt & Whitney PW1100G-JM ou CFM LEAP 1A) incorporar na aeronave.

A Airbus informou ainda que as encomendas do A320neo, provenientes de 60 clientes, já atingiram as 3.200 unidades, sendo que a primeira entrega está prevista para o último trimestre de 2015.

Ao nível da concorrência, a Boeing, principal adversária da Airbus ao nível da aviação comercial mundial, está a trabalhar no modelo 737MAX, também ele uma variante de uma aeronave já existente, mas que não deverá chegar ao mercado antes de meados de 2017.

Mais informação sobre o Airbus A320neo pode ser encontrada no sítio internet do construtor.