O site Airline Ratings revelou quem são as dez melhores companhias áreas para se viajar. Todos os anos, o site atribui os Airline Excellence Awards, que elegem as melhores companhias para viajar em 2016.

Em primeiro lugar da lista, está a Air New Zealand, que foi considerada a melhor companhia pelo terceiro ano consecutivo. Em segundo lugar, surge a Qantas Airways, seguida pela Etihad Airways, pela Cathay Pacific Airways, Singapore Airlines, Emirates, EVA Air, Virgin Atlantic/Virgin Australia, All Nippon Airways e, em décimo lugar, a Lufthansa.

Para figurar neste top 10, as companhias aéreas têm de atingir um nível de sete estrelas nos requisitos de segurança e demonstrar uma clara liderança na corrida de inovação para o conforto do passageiro. O sistema de classificação de sete estrelas já é também reconhecido pela Organização Internacional de Aviação Civil.

As companhias que escalaram neste top foram a Qantas, que passou do quarto para o segundo lugar. Já a Virgin Atlantic/Virgin Australia também subiram dois lugares: se na lista para 2015 estavam em décimo lugar, na edição mais recente assumem a oitava posição.

De acordo com o editor-chefe do AirlineRatings.com, Geoffrey Thomas, «a distinção tem como objectivo recompensar e destacar os líderes na indústria – as companhias que fazem o esforço para marca a diferença na experiência do passageiro.»