A ANA – Aeroportos de Portugal, gestora das unidades aeroportuárias nacionais, está a desenvolver contactos junto da Air China, no sentido de negociar a introdução de uma ligação directa entre Lisboa e Pequim. Francisco Vieira Pita, director-adjunto do Aeroporto de Lisboa, confirma as negociações e acredita que, não surgindo grandes contrariedades, poderá haver “luz ao fim do túnel” num curto espaço de tempo.

Segundo as informações avançadas ao Jornal Económico, o director da ANA terá revelado, à margem da apresentação pública da rota que a Emirates Airlines vai inaugurar entre Lisboa e o Dubai, que “Pequim continua a ser uma das rotas que estamos a trabalhar fortemente, porque é uma das ligações que achamos que seria extremamente interessante”. Aliás, o próprio reitera a grande aposta que a ANA Aeroportos está a desenvolver na Ásia, nomeadamente com a captação de novas rotas.

Embora as negociações com a Air China estejam a decorrer dentro da normalidade, o certo é que se tratam de “processos complicados e demorados”, facto comprovado pelos mais de três anos de conversações com a Emirates Airlines para a introdução da rota Lisboa – Dubai, a inaugurar no dia 9 de Julho, com frequência diária.

“Existem aproximadamente 200 mil passageiros a viajar anualmente para a Ásia, mas de forma indirecta, pois há necessidade em recorrer a outros hubs europeus”. Trata-se de um problema estratégico, mas também uma oportunidade que deve e tem de ser aproveitada, conclui Francisco Vieira Pita.