A companhia aérea Emirates juntou-se ao combate ao comércio ilegal de animais selvagens. Dois Super Jumbo A380 foram decorados com imagens de espécies em vias de extinção, para demonstrar o apoio da companhia à United for Wildlife.

O Presidente da United for Wildlife Transport Taskforce de Richmond, Rt Hon The Lord Hague, referiu: “Vemos com bons olhos os esforços e o compromisso da Emirates para combater o comércio ilegal de animais selvagens. Esta questão vai para além do problema ambiental. O comércio ilegal de animais selvagens é hoje reconhecido como um crime sério e planificado. Promove a corrupção, está diretamente relacionado com a lavagem de dinheiro e pode ser um sério entrave ao desenvolvimento económico de muitos dos países e das comunidades mais pobres do planeta.” Para a organização,  “é necessário um esforço concentrado, envolvendo não apenas forças de combate à caça furtiva e ao contrabando, de policiamento e de punição deste tipo de crimes, mas também esforços para melhorar a educação e reduzir a procura destes animais – um argumento essencial a longo prazo”.

Para a companhia, os consumidores também podem apoiar esta causa, ao boicotar produtos feitos com partes de animais em vias de extinção.

Os dois aviões da Emirates já estão a voar: o primeiro A380 tem imagens de seis espécies em vias de extinção. O segundo Super Jumbo apresenta imagens de rinocerontes e elefantes. O maior dos desenhos tem 42,5 metros de comprimento e 6,2 metros de largura.

O design foi conceptualizado, produzido e aplicado pelas equipas da Emirates e são, até agora, os maiores decalques aplicados nos aviões da empresa.

Para além dos decalques nos A380, a Emirates vai também disponibilizar artigos sobre a protecção da vida selvagem nas suas revistas a bordo, programação sobre vida selvagem e filmes sobre o tema no seu sistema premium de entretenimento a bordo.

Outro dos esforços feitos pela transportadora aérea é dar formação ao seu pessoal de terra, de forma a obterem competências para detectar e lidar melhor com animais selvagens, quando transportados na bagagem.