A TAM, companhia aérea brasileira em processo de fusão com a chilena LAM, acaba de receber duas aeronaves Airbus A320 equipadas com o sistema OnAir.  Estes aviões, que fazem parte da remessa final prevista para este ano, estão configurados para transportar um total de 174 passageiros e elevam a frota da TAM a um total de 156 aparelhos.

Baseado na tecnologia Swift Broadband (SBB) da Inmarsat, o sistema OnAir está a ser progressivamente instalado pela construtora europeia nos seus aviões e permite aos passageiros a utilização os seus aparelhos móveis, durante o voo, exactamente da mesma forma como o fazem em terra. Além das convencionais ligações de voz, o sistema permite ainda receber mensagens, dados e o acesso à internet.

Com a adição destas novas aeronaves, a companhia brasileira passa a operar 31 aparelhos com o serviço OnAir instalado. Segundo dados da própria TAM, durante os próximos anos, está previsto que o sistema seja alargado a mais 80 aeronaves pertencentes à frota da companhia, incluindo, já no próximo ano, as que estão alocadas ao negócio internacional.