Os cinco sindicatos que representam os trabalhadores da NAV Portugal, nomeadamente os controladores aéreos que asseguram a navegabilidade nos aeroportos nacionais, decidiram avançar com um pré-aviso de greve, com uma duração de cinco dias, a realizar durante o próximo mês de Abril.

Segundo a informação que está a ser veiculada pela versão electrónica de alguns jornais nacionais, o SINCTA, SITECSA, SITNA, SITAVA e SINTICA apresentaram um pré-aviso de greve para os dias 12, 13, 19, 20 e 26 de Abril. A paragem dos controladores aéreos decorrerá das 7h00 às 9h00 (nos Açores, face às diferença horária, a suspensão decorre entre as 06h00 e 08h00), sendo que no último dia de greve, a duração da paralisação é também alargada ao período regular de trabalho.

A greve surge na sequência do pré-aviso apresentado no passado mês de Fevereiro, onde os sindicados exigiam uma definição objectiva das orientações estratégicas e de gestão da NAV Portugal. A comissão de trabalhadores da empresa explica que há “uma notória degradação do ambiente social e laboral na empresa, bem como a alteração da absurda política económica que está a conduzir a importantes perdas para os trabalhadores, para a empresa e para o país”.

E se em Fevereiro a greve acabou por não se realizar, devido à nomeação de um novo Conselho de Administração que demonstrou compreender a situação e se disponibilizou a encontrar soluções, volvidas várias semanas, a comissão de trabalhadores da NAV Portugal constatou que não terá sido dada suficiente relevância aos problemas, nem encetadas tentativas para encontrar respostas às questões levantadas, pelo que não restará outra solução aos sindicados se não avançar com um novo pré-aviso de greve.