De acordo com uma notícia veiculada pela NBC News, entretanto replicada por vários órgãos de comunicação internacionais, os EUA preparam-se para complicar o embarque de passageiros, com origem em vários aeroportos, desde que os dispositivos electrónicos em sua posse (telemóveis, computadores portáteis, tablets, camaras fotográficas, etc…) não consigam ser ligados por falta de bateria.

A medida foi decidida pela agência norte-americana TSA (Transportation Security Administration) e tem por objectivo “apertar” a segurança nas ligações aéreas com destino directo aos EUA, pois existem dados que a levam a acreditar na existência de um plano, preconizado pela Al Qaeda do Iémen e da sua aliada na Síria, que visa fazer explodir um avião comercial.

No cumprimento destas regras, os agentes da segurança aeroportuária poderão pedir aos passageiros para ligarem os seus dispositivos electrónicos nos pórticos de controlo, impedindo que esses possam ser transportados caso se encontrem sem bateria. Em consequência desta situação, o passageiro pode também ser alvo de um controlo mais minucioso, podendo depois ter que “ficar em terra” ou embarcar sem o seu dispositivo electrónico.

As notícias indicam ainda que as autoridades norte-americanas, ao abrigo das novas regras, atribuem maior relevância aos smartphones e estão também a reforçar o controlo dos sapatos dos passageiros, em todos os voos directos com origem na Europa, Médio Oriente e África.