A easyJet – maior companhia low-cost britânica – acaba de anunciar que no início do verão do 2012 contará com um total de cinco bases a operar em território francês. Às actuais três bases existentes, juntar-se-á a abertura de Nice, segundo maior aeroporto em França, e Toulouse, onde aliás a companhia já opera uma rota para Lisboa.

Para satisfazer as novas necessidades, nomeadamente o crescente tráfego de negócios e short breaks de lazer, a easyJet irá disponibilizar dois novos Airbus A319 em cada uma das novas bases, passando desde modo a dispor de um total de 24 aeronaves alocadas às cinco bases francesas.

Actualmente a low-cost inglesa dispõe de bases em Paris – Orly, Paris – Charles De Gaulle e Lyon, que em conjunto representam um volume total de 12 milhões de passageiros transportados e que elevam a easyJet à segunda maior companhia aérea a operar em território gaulês. Com a agora anunciada instalação das nova bases, Catherine Lynn, directora de Clientes e Receita da companhia, anunciou igualmente que Nice contará com 21 rotas, três das quais domésticas – Toulouse, Nantes e Bordéus –, e Toulouse com 16 rotas, nomeadamente, com destino a Basileia e Bruxelas. Com o novo desenho operacional, a easyJet contará com 215 voos semanais desde Nice e 140 desde Toulouse.

Embora Catherine Lynn não tenha avançado com datas exactas para a abertura da 21ª e 22ª bases operacionais da easyJet, reforçou a importância da medida pois além de França ser extremamente importante da actividade da companhia aérea, é um mercado com baixa baixa penetração das low-cost – quantificado em cerca de 24 por centro e aproximadamente metade da média europeia – e com um grande potencial de crescimento.

Para a pesquisa de voos low-cost, poderá utilizar o sítio internet da easyJet ou em opção algumas agências de viagens online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.