No dia do 20.º aniversário da transportadora aérea de baixo custo, a easyJet festeja o aniversário com um avião com um mosaico composto por fotografias dos passageiros tiradas ao longo destes 20 anos.

Passaram 20 anos desde o primeiro voo da easyJet, entre Luton e Glasgow, no dia 10 de Novembro de 1995. Para comemorar, a companhia apresentou um avião com um mosaico que conta com mais de cem mil fotografias, as preferidas dos passageiros durante as viagens pela Europa.

A apresentação do avião foi feita na sede da empresa, em Luton, onde também estiveram presentes o comandante do primeiro voo, Fred Rivett, ou a responsável pelo primeiro check-in de um cliente da easyJet, Lisa Burger, a actual Directora de Cliente da empresa.

O fundador da easyJet e detentor da marca, Stelios Haji-Ioannou, sublinhou no evento em Luton, que “hoje é a melhor oportunidade para agradecer às 30 mil pessoas que fazem com que a easyJet funcione diariamente. Quero agradecer a esses colaboradores e subcontratados, tanto em terra como no ar, que fazem da easyJet, agora e ao longo dos últimos 20 anos, um ótimo investimento para os seus acionistas e uma excelente marca para os seus consumidores.”

A companhia reflectiu ainda sobre as transformações na última década, com um desfile que mostrou os uniformes da tripulação desde 1995 até ao presente, assim como os futuros uniformes. Para além disso, foram também testados alguns wearables, que serão utilizados em cabine.

A ideia destes uniformes futuristas é que possam facilitar a comunicação, tanto para pessoal de cabine como para os engenheiros. Os uniformes da tripulação de cabine vão ter LEDs nos ombros e bainhas iluminadas para facultar luzes adicionais, em caso de emergência, microfones embutidos para melhorar a comunicação entre a tripulação.

Já os uniformes dos engenheiros, vão ter LEDs nos capuzes dos casacos, para iluminar áreas de trabalho e deixar as mãos livres para tarefas como inspecções e manutenção dos aviões. Para além disso, existem também câmaras de vídeo embutidas, que permitem o diagnóstico remoto de questões técnicas, com som surround e microfone para comunicação imediata quando necessário. Os uniformes dos engenheiros vão ainda incluir sensores de qualidade do ar e barómetros, que permitem monitorizar o ambiente de trabalho e ainda criar um mapa da qualidade do nas cidades, informação que será útil para os passageiros.

Para criar estes uniformes, a easyJet juntou-se à CuteCircuit, empresa do mercado da moda interactiva e tecnológica.