A easyjet, segunda maior companhia de baixo custo a operar na Europa, logo atrás da concorrente Ryanair, anunciou que irá disponibilizar apenas lugares marcados nos seus voos, já a partir do próximo mês de Novembro. A low-cost britânica deixa assim cair um dos principais argumentos, que sempre defendeu como diferenciadores, e que alegadamente permitia uma maior rapidez no embarque dos seus passageiros.

A medida vai ser implementada de forma faseada em todos os destinos easyjet, prevendo-se que a sua chegada ao Terminal 2 do Aeroporto da Portela, local onde a companhia dispõe de uma base, aconteça no dia 27 de Novembro.

O novo sistema automaticamente de atribuição de lugares, efectuado gratuitamente durante o check-in, resulta de um teste efectuado durante a época alta em cerca de 5% dos voos operados pela easyjet, onde alegadamente os resultados mostram que aproximadamente 70% dos passageiros preferiu este processo ao anterior.

Para os casos em que os lugares atribuídos aos passageiros não sejam do seu agrado, existe a possibilidade em efectuar a sua alteração, mediante o pagamento de uma taxa adicional, definida de acordo com um dos três critérios que seguem: 15 euros para os passageiros que optem por viajar nos lugares, habitualmente mais espaçosos, que se encontram na primeira fila ou junto às saídas de emergência; 10 euros para os lugares disponíveis entre as filas 2 e 5 nos aviões A319 ou filas 2 e 6 para os modelos A320; e 4 euros para qualquer outro lugar.

Segundo avança a agência noticiosa Reuters, a medida anunciada poderá também estar relacionada com a atractibilidade junto de potenciais novos passageiros, sobretudo num momento conturbado para a aviação, onde as chamadas low-cost enfrentam um crescendo da concorrência por parte das companhias tradicionais, bem como do aumento significativo dos encargos que se tem vindo a assistir com a subida do preço do Jet fuel, dos impostos e das taxas aeroportuárias.

As reservas de voos easyjet podem ser efectuadas directamente através do sítio internet da companhia ou de agências de viagens como a eDreams, Netviagens ou Logitravel.