O grupo IAG, resultante da fusão entre a British Airways e a Iberia, assinou uma joint venture com a Japan Airlines que visa juntar as operações nas rotas que as duas companhias mantêm actualmente entre a Europa e o Japão.

O acordo agora firmado, em parte simplificado pois ambas as companhias pertencem à mesma aliança global – Oneworld –, prevê a partilha de receitas e a melhoria significativa na oferta das ligações entre o continente europeu e o Japão. Haverá uma maior escolha de voos, melhores benefícios nos programas de passageiro frequente e uma forte possibilidade em se abrirem novas rotas, avançam as companhias em comunicado.

“Da boa relação existente entre a International Airlines Group e a Japan Airlines, o novo acordo será também responsável por uma melhoria da relação institucional entre as companhias”, afirmou Willie Walsh, concelheiro delegado da IAG. “Apesar das dificuldades que a aviação japonesa tem enfrentado nos últimos anos, há uma grande confiança no futuro e excelentes perspectivas de negócio com a JAL”, referiu ainda.

De forma a serem ultrapassados eventuais litígios e problemas concorrenciais, a International Airlines Group está em contacto com as entidades regulatórias da União Europeia e a JAL (Japan Airlines) já terá mesmo submetido formalmente o pedido de registo da operação, ao ministério japonês do território, infra-estruturas, transportes e turismo.

Já em 2011, a American Airlines e Japan Airlines haviam firmado um acordo, em moldes semelhantes aos agora anunciados, para um conjunto de dez voos directos entre os EUA e o Japão.