A brasileira TAM e a chilena LAN acabam de lançar a oferta pública de troca de acções que irá levar à integração das duas companhias sul americanas. Depois de um processo com uma longa sequência de aprovações regulatórias e pareceres técnico-jurídicos, nomeadamente por entidades brasileiras, chilenas, norte americanas e europeias, este será o último obstaculo para a criação formal da LATAM Airlines Group.

A permuta de acções, lançada esta quinta-feira, irá agora decorrer durante um período de 30 dias e será finalizada com um leilão a decorrer no dia 12 de Junho, na bolsa de São Paulo (Bovespa), no Brasil. Na operação, os títulos da companhia aérea LAN, cotados na bolsa de Santiago, serão entregues aos investidores da bolsa brasileira em troca de acções ordinárias e preferenciais da TAM. A oferta prevê que os accionistas receptivos à troca recebam 0,90 BDR (Brazilian Depositary Receipts) da LAN por cada acção possuída da TAM.

Com a conclusão do processo de fusão, a nova companhia subirá ao primeiro lugar da lista das maiores companhias aéreas da América Latina, com um número estimado de 46 milhões de passageiros transportados, um portefólio constituído por 155 destinos e uma receita anual que se espera superior a 6 mil milhões de euros.

Embora ainda não exista qualquer manifestação de interesse formal, os órgãos de comunicação social têm referido sistematicamente o interesse da LATAM Airlines Group no processo de privatização da TAP, o que a verificar-se poderia maximizar a operação dos seus voos no atlântico sul e estender o seu domínio à Europa.