A companhia aérea de baixo custo Volotea anunciou para Abril a inauguração da rota PortoVeneza, com uma frequência de três voos semanais. Segundo o comunicado distribuído pela empresa, é referido que a Volotea será a primeira e única companhia aérea a operar a rota entre as duas cidades, facto que até ao momento tinha um custo financeiro elevado e estava sujeito a escalas, muitas vezes demasiado prolongadas.

De acordo com o seu plano estratégico, a Volotea optou por instalar a sua primeira base operacional no aeroporto Marco Polo, em Veneza, de onde, aliás, estará disponível a ligação para o aeroporto Francisco Sá Carneiro a partir de 24 de Abril, por um preço desde os 19 euros por trajecto, incluindo taxas. Com voos programados para as terças, quintas-feiras e sábados, a companhia low-cost prevê disponibilizar semanalmente cerca de 750 lugares, o que deverá perfazer um total de 40.000 lugares para o primeiro ano de actividade.

Como o início da operação agendado para o próximo dia 5 de Abril, a Volotea irá disponibilizar voos para as cidades italianas de Brindisi, Cagliari, Olbia, Palermo e Reggio Calabria. Já no que respeita a destinos internacionais, estão anunciadas as rotas Bordéus (França), Budapeste (Hungria), Salónica (Grécia), Cracóvia (Polónia) e o Porto (Portugal). A operação será assegurada por três aviões Boeing 717, preparados para disponibilizar uma capacidade de 125 lugares, e os voos deverão estar disponíveis dentro de dias no sítio internet da companhia.

A nova low-cost, com sede em Barcelona, foi fundada por Carlos Muñoz e Lázaro Rós, dois dos responsáveis pela fundação da Vueling Airlines, actualmente considerada a terceira maior companhia de baixo custo a operar na Europa. Os fundadores mantêm um grande optimismo na actividade e crescimento Volotea e, definem como grande objectivo a ligação directa de pequenas e médias cidades europeias, de forma a evitar e contornar os hubs existentes.