A Wind jet, companhia de baixo custo italiana, suspendeu unilateralmente todos os seus voos programados, facto que tem deixado desde ontem várias centenas de passageiros em terra. Segundo avança a imprensa italiana, esta posição pode resultar num verdadeiros caos pois estima-se que a companhia disponha de aproximadamente 300 mil reservas para as próximas semanas.

Ainda de acordo com a informação veiculada pelos órgãos de comunicação social italianos, a suspensão das ligações aéreas é o principal resultado do recente anúncio da Alitalia, onde é dado a conhecer que as negociações para incorporar a Wind jet fracassaram, acusando mesmo a companhia de baixo custo em ter criado vários entraves, nomeadamente ao não fornecer os documentos necessários a uma avaliação correcta do seu valor.

A ENAC (autoridade aeronáutica italiana) repreendeu benevolamente a Wind jet pela posição tomada, exigindo-lhe um plano de contingência para restabelecer as ligações aéreas interrompidas, mesmo que para isso haja lugar à utilização de aviões de terceiros ou a colocação dos passageiros em voos de outras companhias. É ainda exigido à low-cost que suspenda a venda de quaisquer bilhetes até que a operação se encontre definitivamente regularizada.

Já depois da nota enviada pela ENAC, a Wind jet faltou a uma reunião marcada para a passada sexta-feira, facto considerado grave pela autoridade aeronáutica italiana, que ameaça com o possível cancelamento da licença de voo ainda para hoje. Prevendo que o desfecho deste impasse possa não ser o melhor, a ENAC já criou uma unidade especial para acompanhar, em permanência, a evolução das reservas na Wind jet, podendo ter que vir a elaborar um plano de forma a transferir os passageiros para outras companhias aéreas.

A companhia low-cost Wind jet, totalmente detida pelo Grupo Finaria, iniciou as suas operações em Junho de 2003 e conta com um frota composta por 11 aviões Airbus A319 e 320.

Em opção aos voos promovidos pela Wind jet, poderá encontrar alternativas junto de agências de viagens online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel