A companhia aérea Lufthansa tem a funcionar desde a passada sexta-feira a primeira ligação aérea onde são utilizados de forma regular bio-combustíveis. Trata-se de uma mistura de combustível tradicional, o chamado Jet Fuel, com um novo combustível bio-sintético que procura reduzir em 1.500 toneladas as emissões de carbono libertadas para a atmosfera.

Na rota entre Hamburgo e Frankfurt, a companhia alemã está a utilizar um avião Aribus A321, com uma frequência diária de quatro voos, por um período experimental de seis meses. Após este período, a Lufthansa acredita ter à sua disposição um conjunto mais alargado de elementos que lhe permitirão estudar com maior profundidade os efeitos deste tipo de combustível nos motores das aeronaves, bem como das melhorias na qualidade do ar.

Não escondendo a satisfação pelo pioneirismo da sua decisão, a Lufthansa garante que a produção do novo bio-combustível não colide com a produção alimentar mundial e que nenhuma mancha florestal tropical será destruída. Este é ainda um passo muito firme no sentido das propostas da Comissão Europeia, onde até 2020 se recomenda às empresas de transportes a substituição de 10% do total do combustível utilizado por soluções mais amigas do ambiente.