Segundo a informação avançada pelo Financial Times, o presidente executivo da Lufthansa, Christoph Franz, terá confirmado o interesse da companhia aérea alemã no processo de privatização da TAP.

Em declarações ao jornal económico, o executivo da Lufthansa, terá afirmado: “Estou totalmente disponível para avançar com processos de consolidação, caso existam activos valiosos. É algo que não podemos excluir”, acrescentando ainda que a TAP poderá ser atractiva num cenário de consolidação, pois é uma companhia com potencial e líder europeia em ligações aéreas para o Brasil. Além disso, tanto a Lufthansa com TAP são membros da aliança global Star Alliance, o que poderá tornar o processo significativamente mais simples.

Christoph Franz defende que a Europa tem seguido o caminho certo em termos da consolidação no sector da aviação civil, pois está hoje mais do que provado que o velho continente dispunha de um número demasiado elevado de companhias aéreas.

O interesse agora revelado pela Lufthansa na corrida pelo controlo da TAP é manifestamente uma contrariedade para o International Airlines Group (grupo resultante da fusão entre a British Airways e a Ibéria), já que a operação desenvolvida pela TAP na América do Sul é precisamente aquela que grupo ibero-britânico mais cobiça.

Embora ainda não exista uma confirmação oficial por parte dos eventuais interessados, são vários os orgãos de comunicação social que têm publicado notícias sobre o interesse de outras empresas no processo de privatização da TAP. As mais referidas são a Latam, que nascerá da fusão da chilena LAN e da brasileira TAM; a colombiana Avianca; e a Qatar Airways.

Segundo o que vem sendo avançado pelo governo português, o negócio de venda da TAP deverá estar concluído até final do ano ou quanto muito no início de 2013. Actualmente estão a ser seleccionados os assessores legais e financeiros, sabendo-se para já que o BESI – Espírito Santo Investment Bank – será uma dos conselheiros financeiros, a par de uma entidade estrangeira por ora não divulgada.