A companhia aérea low-cost Norwegian Air Shuttle ASA, com sede em Fornebu – arredores da capital Oslo –, anunciou hoje em comunicado ter realizado o maior negócio da história da aviação na Europa, ao ter comprado um total de 222 aviões aos fabricantes Boeing e Airbus, por uma cifra que se eleva aos 16,5 mil milhões de euros.

No acordo firmado com a Boeing, está prevista a entrega de 100 unidades do novo modelo Boeing 737 MAX8 e 22 unidades Next-Generation 737-800, o que totaliza 122 aparelhos adquiridos à construtora norte-americana. Aliás, a Norwegian Air Shuttle ASA será mesmo o primeiro cliente europeu a lançar as novas aeronaves da Boeing. Já no que respeita à Airbus, o negócio prevê a entrega de 100 unidades do modelo A320neo, facto que em si também é histórico pois trata-se da primeira encomenda ao construtor europeu. As ordens de compra incluem ainda o direito de opção por mais 150 aparelhos de ambos os fabricantes. Não havendo contratempos, prevê-se que a entrega dos primeiros aviões possa acontecer no início de 2016.

Bjoern Kjos, presidente executivo da companhia aérea norueguesa, reconhece que o negócio agora alcançado é não só um marco “histórico” para os noruegueses, mas também um passo importante para assegurar o crescimento e a renovação da frota ao longo dos próximos anos.

O investimento da Norwegian Air Shuttle ASA é reconhecidamente o maior negócio individual da Noruega, comparável apenas aos grandes investimentos estatais da indústria offshore do petróleo.