É hoje oficialmente inaugurado o novo Terminal Internacional e de Transferência do Aeroporto da Portela, em Lisboa, espaço que resulta na abertura novas áreas de descanso e lazer, vinte novas lojas na área de partidas e um aumento significativo na funcionalidade do aeroporto.

A inauguração, efectuada pelo Sr. Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, é o culminar de um ambicioso plano de expansão lançado pela ANA Aeroportos – a gestora da rede de aeroportos nacionais recentemente comprada pela francesa Vinci – há cerca de seis anos e com um investimento superior a 350 milhões de euros. A ampliação resulta no reforço dos serviços de controlo fronteiriço efectuados pelo SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras –, no aumento da capacidade do número de movimentos por hora, no caso um máximo de 42 voos entre partidas e chegadas, e na ampliação do sistema de recolha de bagagem.

No que respeita à nova área comercial disponível no Terminal 1, com negócios que passam pela restauração, vestuário e electrónica, há espaço para o lançamento de marcas novas e para algumas bem conhecidas do público: Accessorize, Desigual, Dreams Gourmet, FNAC, Geox, Hediard, Imaginarium, L’Occitane, Pandora, Springfield, Starbucks, Sunglass Hut, Swarovski, Swatch, Tumi, Victoria’s Secret e Women’ Secret. Trata-se de um investimento significativo, que deverá representar a criação de mais de uma centena de novos postos de trabalho e um volume de vendas anual superior a 15 milhões de euros.

Com o reforço das infraestruturas hoje inauguradas, o Aeroporto de Lisboa terá capacidade para movimentar 18 milhões de passageiros por ano e receber voos de novas companhias aéreas.