A privatização da TAP avança normalmente para a próxima fase do processo, mas apenas com três dos nove grupos que pediram informação prévia sobre a companhia aérea de bandeira nacional. Segundo a informação que vem sendo veiculada por vários órgãos de comunicação social, apenas a colombiana Avinca assume publicamente ser um das três investidores que avançaram com ofertas não vinculativas para a compra da TAP, especulando-se que os restantes dois sejam a Ethiad Airways (Abu Dhabi) e uma companhia de origem asiática, segundo apurou o jornal Diário Económico.

O grupo IAG, que controla a British Airways e Iberia, dado frequentemente como o principal interessado no processo de privatização da TAP, optou não avançar. Lorena Monsalves, porta-voz da empresa, tornou público que após uma olhar mais aprofundado sobre as condições apresentadas pelo governo português, a decisão da IAG foi não formalizar qualquer processo de intenções, até porque não se trata de uma grande oportunidade para o grupo.

Também a Lufthansa assegura que nunca comenta decisões sobre processos de privatização que de possa, ou não, vir a participar. Neste momento, o essencial para a companhia alemã é a sua consolidação interna e o crescimento orgânico. De qualquer modo, o Diário Económico avança que a Lufthansa terá mesmo estado interessada na privatização, mas também optou por desistir do processo.

Os assessores financeiros e jurídicos do governo têm agora 15 dias para avaliar as três propostas apresentadas, para depois as submeter à aprovação do conselho de ministros. Segue-se a elaboração e aprovação do caderno de encargos da privatização, para só depois avançar a operação de venda que, recorde-se, será efectuada em duas modalidades: por um lado a venda da maioria do capital a um ou mais interessados e, pelo outro, uma oferta pública de venda aos trabalhadores da TAP. A estratégia passa por maximizar o valor da companhia aérea e encaixar o maior montante possível com a sua venda. Tal como recentemente anunciado pelo ministro das finanças, o governo pretende concluir o processo de privatização até final do ano.