A Ryanair, maior companhia aérea low-cost irlandesa, vai deixar que os seus passageiros possam marcar o lugar da sua preferência. O serviço vai estar disponível em todas as rotas da companhia, a partir do próximo dia 10 de Janeiro e terá um custo de dez euros, com embarque prioritário incluído.

Segundo o comunicado da Ryanair, o serviço de pré-reserva irá ainda permitir que sejam reservados lugares nas duas primeiras filas ou nas filas da saída de emergência (número 16 e 17), onde existe mais espaço disponível para as pernas e o movimento dos passageiros. Por motivos de segurança, estes lugares continuarão, no entanto, vedados a todos os passageiros que se façam acompanhar por menores de 16 anos.

A disponibilização do serviço vem no seguimento dos testes que se têm desenvolvido em alguns voos, desde Maio de 2010, e onde os resultados demonstram o interesse dos passageiros em passar a usufruir desta vantagem, mesmo que isso traga um custo acrescido às suas viagens.

O novo serviço não altera quaisquer dos serviços anteriormente disponibilizados, nomeadamente o embarque prioritário para várias dezenas de lugares em cada avião, mediante o pagamento de cinco euros.