A Ryanair e a Easyjet – as duas maiores companhias aéreas low-cost a operar em Portugal – já anunciaram o cancelamento de quase uma centena de voos com destino ou origem em Portugal. O cancelamento deve-se à total paralização dos aeroportos nacionais, face à anunciada adesão dos controladores aéreos à greve geral convocada, pelas duas centrais sindicais, para o dia 24 de Novembro, próxima quinta-feira.

Numa consulta que acabamos de efectuar no sítio electrónico da Ryanair, pode ler-se: “A Ryanair foi notificada de uma greve geral em Portugal, que terá também um forte impacto no controlo aéreo. A greve irá causar atrasos ou alguns cancelamentos nos voos operados de / para aeroportos portugueses, bem como daqueles que sobrevoam Portugal.” Assim, a companhia irlandesa de baixo custo, anuncia já para amanhã o cancelamento de quatro voos internacionais, bem como as ligações Faro – Porto – Faro. Na quinta-feira, dia da greve geral, estão cancelados quarenta voos internacionais, distribuídos por trinta partidas e chegadas na cidade do Porto e dez em Faro. Também a ligação diária entre as duas cidades nacionais, voltará a estar suspensa.

Entretanto, a companhia Easyjet também emitiu uma lista dos voos que se encontram cancelados para quinta-feira. Trata-se de uma lista com quarenta e seis voos (partidas e chegadas), onde trinta estão afectos ao aeroporto de Lisboa (quatro de ou para o Funchal), oito ao Porto e oito a Faro. Para amanhã não está previsto qualquer cancelamento.

As companhias aéreas informam que todos os passageiros com bilhetes confirmados para os voos agora cancelados, podem proceder gratuitamente à alteração das viagens para outros dias ou, caso assim o entendam, pedir o reembolso do montante pago.

A relação total dos voos cancelados pela Ryanair e Easyjet pode ser consultada nos sites de cada companhia.