A Ryanair, em mais um dos seus polémicos anúncios, está a ponderar a eliminação de algumas casas de banho nos seus aviões, de forma a aumentar o número de passageiros e permitir uma contenção adicional de custos.

A companhia aérea low-cost irlandesa, a operar em exclusivo o modelo Boeing 737-800, prevê que com esta medida possa dispor de espaço suficiente para introduzir mais seis lugares, aumentado assim a capacidade total de aeronave para 195 lugares. Actualmente, a versão utilizada pela Ryanair dispõe de 3 casas de banho e uma capacidade para 189 passageiros, em classe única.

O polémico presidente da Ryanair, Michael O’Leary, acredita que uma diferença de seis lugares em cada avião faz toda a diferença, pois considera que tal medida beneficiará os passageiros com uma redução em taxas que pode chegar aos 5 por cento. Para justificar a medida, Michael O’Leary, sublinha ainda que «Afinal de contas, muito raramente utilizamos todas as casas de banho dos nossos aviões».

Embora o espaço disponível nas aeronaves da Ryanair já seja muitas vezes criticado pelos passageiros, do ponto de vista legal, nada impede que a low-cost irlandesa opte por suprir algumas das casas de banho e em seu lugar introduzir novos assentos.

Caso se venha a confirmar a decisão, a Ryanair poderá muito em breve voar apenas com uma casa de banho disponível, incluindo na sua ligação mais longa – operada entre Londres e Rhodes – que têm uma duração aproximada de quatro horas e meia.