Apesar de todo o planeamento que está relacionado com uma viagem, os imprevistos podem acontecer. Seja um atraso, um cancelamento ou um voo que esteja sobrelotado, a momondo preparou uma lista de recomendações para enfrentar cenários menos simpáticos.

No caso de precisar de pedir um reembolso da sua viagem, pode sempre pedi-lo por iniciativa própria ou contratar alguém para o fazer por si. A maioria das companhias aéreas funciona pela lógica de ‘só paga se ganhar o caso’. Mas, se ganhar o caso, é provável que sejam cobrados honorários e também uma percentagem do valor reembolsado.

Em caso de necessidade, pode também avançar sozinho com uma acção contra a companhia aérea (há mais informação no site da CAA – Civil Aviation Authority.)

Às vezes, as pessoas não aparecem para apanhar o avião. Para evitar lugares vazios nos voos, as companhias aéreas preferem vender mais lugares do que aqueles que existem no avião – o chamado overbooking. O problema é que, por vezes, não existem lugares para todos os passageiros e as pessoas são chamadas a trocar de voo.

Antes de começar a troca, são pedidos voluntários para o fazer. Caso seja um dos voluntários para trocar de voo, deve ter alguns dados em conta. A indemnização atribuída pela troca involuntária pode ser melhor do que aquela que é paga pela troca voluntária. Pode sempre pedir uma indemnização extra caso não fique satisfeito.

Pergunte também o que é que acontece caso não consiga apanhar o voo que lhe está a ser proposto. Confirme também se o alojamento e outras despesas estão assegurados caso tenha de apanhar um novo voo no dia seguinte. É importante verificar também quando lhe será paga a indemnização e quais os documentos de que necessita para a reclamar.

No caso de circunstâncias extraordinárias, não há direito a qualquer tipo de indemnização. No entanto, tem o direito de ser informado sobre o cancelamento do voo duas semanas antes da data de partida, oferta de transporte alternativo para a mesma rota com horário semelhante.

Por vezes, acontece a situação nada agradável de ter de esperar na pista. Dentro da União Europeia, se o voo ficar retido durante mais de uma hora na pista, tem direito a exigir água, ar condicionado e casa de banho. Se passarem mais de cinco horas, pode exigir que o deixem sair do avião.

Nos Estados Unidos existe um limite de quatro horas de espera nas pistas, no caso de voos internacionais. Para os voos domésticos são três horas. As companhias aéreas são obrigadas a oferecer comida e água ao fim de duas horas, assim como casas de banho funcionais.