Para quem tem fobia ou medo de voar, a SATA – Companhia Aérea Açoreana, em parceria com a Voar sem Medo, vai realizar na cidade de Ponta Delgada o seu primeiro curso “Happy Flyer”.

O curso, a realizar durante o próximo mês de Setembro, terá a duração de 3 dias consecutivos, funcionará em horário laboral e destina-se a todos em que a simples ideia de apanhar um avião pode ser um problema. Segundo o comunicado da própria companhia, trata-se de um curso baseado nas melhores práticas a nível internacional, com uma intervenção terapêutica altamente especializada e onde a eficácia alcança taxas de sucesso superiores a 95%.

O conteúdo da formação é constituído por três etapas distintas: avaliação psicológica pré-programa, a desenvolver-se durante dois dias; componente terapêutica, durante a totalidade do curso, que culmina com um voo Ponta Delgada – Lisboa – Ponta Delgada; e, finalmente, um Follow Up presencial que terá lugar cerca de três meses após a conclusão do curso.

Num primeiro contacto, os formandos com medo de voar serão alvo de uma avaliação resultante de uma entrevista clínica e testes Psicométricos a efectuar pela Dra. Cristina Albuquerque, que além de especialista no tratamento deste tipo de fobias é autora do livro Voar Sem Medo – Um guia prático para voar confiante e descontraído, editado pela Gradiva.

Durante o curso terapêutico, entre outras actividades, os formandos, com medo de voar, irão ter a oportunidade de treinar técnicas para controlo da ansiedade, obter informação sobre o funcionamento e segurança das aeronaves, visitar um avião estacionado, um dos hangars de manutenção da empresa ou até uma torre de controlo.

Quem é a Voar sem Medo?

É um centro especializado no estudo e tratamento de patologias associadas ao medo de voar, está inserida na Clínica Psiquiátrica e Psicológica Dr. Afonso de Albuquerque e funciona em estrita colaboração com a Clínica de Medicina Tropical e do Viajante. É ainda parceira da Valk Foundation, um dos mais reconhecidos e famosos centros de tratamento da aerofobia a nível mundial.