A SATA apresentou hoje o seu plano operacional de actividade para o ano de 2012. Em conferência de imprensa, Rui Quadros, administrador da companhia aérea açoriana, divulgou a intenção em reforçar as ligações aéreas entre os Açores e Frankfurt, bem como a abertura de duas novas rotas: Munique e Copenhaga. Será a primeira vez que a SATA utilizará o aeroporto Francisco Sá Carneiro, que recorde-se registou um movimento recorde de seis milhões de passageiros em 2011. A rota Ponta Delgada – Porto – Munique, a efectuar exclusivamente aos Sábados, será inaugurada a 31 de Março e a rota Ponta Delgada – PortoCopenhaga, será estabelecida todas as quintas-feiras, com o início em 12 de Abril. Porém, “se as coisas correrem bem nos primeiros seis meses”, a perspectiva da SATA é aumentar a frequência de voos para quatro e três vezes por semana, respectivamente.

O responsável da SATA valoriza a importância do aeroporto portuense, não só por ser “dos aeroportos da Europa com maior crescimento no tráfego de passageiros”, mas também por abranger uma influência geográfica que se estende desde Coimbra ao Norte da Galiza, em Espanha. Rui Quadros, referiu que o reforço das ligações com a Alemanha, além de procurar “atenuar a elevada sazonalidade do turismo nos Açores durante o inverno”, têm por objectivo captar turistas provenientes não só da zona da Baviera, mas também de algumas regiões da Áustria ou Suíça, países que se caracterizam por um elevado poder de compra. Já a nova rota para Copenhaga, visa sobretudo “reforçar as ligações ao mercado da Escandinávia”, que se encontra em franco crescimento.

A SATA Internacional, que será a responsável por operar as novas rotas, é uma empresa subsidiária da SATA Air Açores e desenvolve ligações aéreas para o continente, Europa, Estados Unidos da América e Canadá. A sua frota actual é composta por oito aeronaves, repartida por quatro Airbus A130 / 300 e quatro Airbus A320 / 200. Além de voos regulares, a companhia aérea desenvolve ainda actividades charter para destinos na América Central (República Dominicana e Cuba) e Europa (Tenerife, Las Palmas e Lyon).

Assim que as novas rotas se encontrarem disponíveis nos sistemas de reservas, poderá efectuar a sua marcação directamente no sítio internet da SATA ou em opção utilizar agências de viagens online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.