A poucos minutos do limite para a entrega das propostas vinculativas à privatização da TAP, processo lançado pelo executivo há já alguns meses, tudo indica que deverão ser três os candidatos a avançar para a compra dos 61% – de um total de 66%, mas onde 5% estão reservados para os trabalhadores da companhia – que serão alienados a um ou mais investidores de referência.

Do grupo de potenciais interessados, destaca-se David Neeleman, empresário nascido no Brasil mas com nacionalidade norte-americada, que é o fundador e responsável máximo pela companhia aérea brasileira Azul. Segundo informações veiculadas por vários órgãos de comunicação social, Neeleman poderá avançar aliado à Barraqueiro – empresa portuguesa muito ligada ao sector dos transportes –, pois é a forma de ultrapassar a imposição europeia que limita o controlo de mais de 51%, de companhias de comerciais de aviação, por investidores sem nacionalidade ou sede na Europa. Fala-se ainda que, com o propósito de comprar desde já a paz social na empresa, David Neeleman quer avançar com a distribuição de 10% dos lucros futuros da TAP pelos funcionários, medida que habitualmente tem em prática nas suas empresas.

O segundo nome da lista de interessados, desta vez seguramente com outros trunfos e melhor assessorado, será German Efromovich, o empresário que falhou a privatização lançada pelo governo português em 2012. Efromovich, que é o dono da colombiana Avianca e tem vários interesses no sector da aviação e do petróleo, volta assim a jogo, tendo desde logo um grande trunfo face aos seus concorrentes internacionais: tem nacionalidade polaca, facto que lhe permite adquirir por inteiro a parte que o executivo português irá alienar com a privatização.

Finalmente, Miguel Pais do Amaral deverá também fazer a sua proposta para aquisição da companhia de bandeira portuguesa. Há muito que se fala do interesse do empresário português nesta privatização, em associação com o antigo dono Continental Airlines, o norte-americano Frank Lorenzo, mas há agora rumores que colocam em cima da mesa outros parceiros, pois Frank Lorenzo poderá ter abandonado a parceria. Nos últimos dias falou-se também na desistência de Pais do Amaral, mas o investidor terá garantido à rádio Renascença que a decisão final só seria tomada hoje.