A TAP, companhia aérea de bandeira nacional, revelou ter fechado o mês de Agosto com um número de 1,072 milhões de passageiros transportados, o que significa um incremento de 3 por cento face ao mês homólogo de 2011 (até agora o melhor mês de Agosto de sempre). Os novos números representam um verdadeiro recorde de tráfego para um único mês.

Os dados apresentados pela TAP revelam ainda que entre Janeiro e Agosto, foram transportados 6,809 milhões de passageiros, ou seja, uma subida de 3,8 pontos percentuais face ao período homólogo de 2011. Para este resultado terá contribuído o crescimento de algumas ligações da rede operada na Europa (+4,4%), bem como em África (+9%) e nos Estados Unidos (+25%).

Embora ainda não tenham sido apurados os resultados financeiros para os primeiros oito meses do ano, o desempenho correspondente ao mês de Agosto seguramente irá contribuir para melhorar os resultados, até agora bastante negativos, e manter a expectativa de que a TAP consiga chegar a um resultado económico-financeiro mais favorável no final de 2012.

O aumento de passageiros transportados, bem como a provável melhoria nos resultados financeiros e operacionais, será seguramente um importante trunfo na actual fase do processo de privatização, que, relembre-se, já terá levado ao afastamento de alguns dos potenciais interessados, muito provavelmente pelos resultados apresentados pela TAP nos últimos meses.

O Presidente da República deu ontem autorização para a realização da privatização, promulgando a deliberação do Conselho de Ministros que havia decidido avançar com a privatização da empresa até final do ano. Segue-se a elaboração e aprovação do caderno de encargos da operação, que será depois apresentada aos três grupos que manifestaram interesse oficial através de ofertas não vinculativas para a compra da TAP.