Depois de recentemente ter sido noticiada a intenção em a TAP abrir rotas com voos regulares para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, chegou finalmente a confirmação oficial: o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) deu deferimento aos pedidos da companhia aérea nacional. Os despachos foram publicados em Diário da República, há cerca de uma semana, e concedem licença para explorar quatro rotas com origem nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

Já no dia 21 de Novembro de 2011, também em Diário da República, tinha sido publicado um aviso onde se dava conta que a TAP tinha oficializado o pedido para explorar estas ligações.

Nas autorizações concedidas pelo INAC, pode ler-se que «a requerente cumpriu os requisitos exigíveis para o efeito» e que é obrigada a fazer um mínimo de 468 voos anuais na rota Porto – Abu Dhabi – Porto, 1.778 viagens entre Lisboa – Abu Dhabi – Lisboa, 728 ligações Faro – Abu Dhabi – Faro e 728 frequências anuais para a rota Funchal – Abu Dhabi – Funchal.

Pelo que pudemos apurar, não está ainda definida uma data oficial para a TAP iniciar as rotas com destino a capital do Emirados Árabes Unidos. O destino está disponível na consulta que acabamos de efectuar no sistema de reservas da TAP, mas continua a implicar escalas em cidades como Londres, Frankfurt ou Genebra, bem como um segundo voo em code-share com a companhia Etihad Airways.

Para outras opções de voo para Abu Dhabi, poderá ainda consultar algumas agências de reservas online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.