A TAP Portugal, companhia de bandeira nacional, e a ANA Aeroportos, empresa responsável pela gestão aeroportuária do país, são as próximas empresas a privatizar pelo governo português.

Por ocasião da cerimónia em que foi formalizado o acordo de alienação de 40% da REN – Redes Energéticas Nacionais, aos chineses da State Grid e os árabes da Oman Oil Company, a secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anunciou que as próximas empresas a alienar pelo executivo são a TAP Portugal e a ANA Aeroportos. “Vamos agora iniciar o processo” de privatização das empresas, afirmou aos jornalistas.

A declaração segue-se às informações que o ministro da Finanças, Vítor Gaspar, já tinha proferido no início de Fevereiro, na London School of Economics, onde anunciou o início do processo de privatização da companhia aérea até ao final do primeiro trimestre de 2012. Na mesma intervenção, foi também referido que a concessão da ANA Aeroportos, poderá ou não estar articulada com o processo da TAP Portugal e terá lugar entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre do ano.

Embora ainda não se conheçam detalhes dos processos de privatização, alguns interessados parecem já posicionar-se para liderar a corrida à venda da TAP Portugal, nomeadamente a IAG – grupo resultante da fusão da Iberia e British Airways – e a brasileira TAM. Recorde-se que a companhia aérea de bandeira nacional há muito que domina os voos entre o Brasil e a Europa, facto que é visto com grande interesse por companhias que não têm conseguido penetrar neste mercado.