Aquela que é a segunda maior companhia aérea dos Estados Unidos já apresentou a proposta formal ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos, para obter autorização para voar para Cuba.

A proposta da United Airlines pede uma rota para o Aeroporto Internacional José Marti, em Havana, partindo de cidades como Nova Iorque, Houston, Chicago ou Washington. De acordo com a companhia, a escolha destas cidades prende-se com a grande população de origem cubana nestes locais.

A companhia refere esta proposta como um momento histórico: «queremos ser a primeira escolha do passageiro que viaja entre os Estados Unidos e Cuba», refere Óscar Muñoz, presidente e CEO da United Airlines.

Na proposta, o serviço previsto inclui 11 voos de ida e volta por semana, com um serviço diário a partir de Newark, com mais um voo ao Sábado. A partir dos aeroportos Houston George Bush Intercontinental, Chicago O’Hare e Washington Dulles, que contarão com três voos semanais.

Caso o Departamento de Transportes dos Estados Unidos venha a aprovar a rota, esta será assegurada por um Boeing 737-800, com Wi-Fi.