Guimarães foi distinguida pela Lonely Planet com uma das cidades a visitar durante o próximo ano. Depois de Lisboa e Porto, chegou agora a vez da cidade berço ser referida com um must pela prestigiada editora de guias de viagem. A distinção integra o top 10 de destinos urbanos para o ano 2012, onde Guimarães surge na 6ª posição ao lado de cidades como Londres (líder da tabela), Hong Kong, Estocolmo ou Darwin.

Guimarães é referida com sendo “impressionantemente bela”, com locais de “cortar a respiração” e, curiosamente, ainda sem atrair grandes avalanches de turistas estrangeiros. Entre vários locais recomendados, estão em destaque o centro histórico, alguns palácios, casas senhoriais e obviamente o imponente castelo. Outros elementos também valorizados pela Lonely Planet, passam pelo facto de se tratar de uma cidade com presença na lista do Património Mundial da UNESCO e de no próximo ano ser organizadora da Capital Europeia da Cultura o que, na opinião da editora, irá potenciar fortemente a sua já interessante movida cultural.

Para Amadeu Portilha, Vereador de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal, a distinção “É um motivo de enorme satisfação, bem como outras referências que têm sido feitas à cidade de Guimarães”. O autarca salienta ainda que o município tem investido no processo de reabilitação do espaço público, de forma a receber os seus visitantes, e os resultados estão à vista. Actualmente, a cidade recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, sendo esperada a sua duplicação durante 2012.

Para visualizar algumas imagens actuais da cidade, poderá aceder sítio internet da Câmara Municipal de Guimarães.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães.
© Agostinho Mendes

O top 10 do Lonely Planet “Best in Travel”, das cidades a visitar em 2012, está assim ordenado: Londres, Mascate (Omã), Bangalore (Índia), Cádis (Espanha), Estocolmo, Guimarães, Santiago (Chile), Hong Kong, Orlando (EUA) e Darwin (Austrália).