Estudo da Universidade de Aveiro comprova que os comentários na internet, sobre os hotéis são decisivos para captar turistas. O objectivo foi perceber a importância desses comentários no processo de decisão do turista.

Os resultados não deixam dúvidas e confirmam que a maioria dos turistas lê comentários online, antes de reservar um hotel. A confiança, credibilidade e precisão são as características que atribuem a esses comentários.

O mesmo estudo aponta que, apesar das vendas de viagens online representarem hoje uma quota de mercado considerável e em grande crescimento, um número significativo de turistas ainda opta por reservar os quartos contactando diretamente o hotel.

Conforme confirma Romeu Lopes, o autor de estudo, “a variável preço não tem a influência que à partida se poderia esperar”. Isso porque “a credibilidade das opiniões (publicadas online), influencia de forma positiva e significativa a reputação da empresa e a percepção de valor do hotel reservado”.

O estudo realizado no âmbito do doutoramento em Marketing e Estratégia, no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA, conclui que há um aumento do número de turistas que têm a confiança e preferência em sites com comentários amadores.

Através de 351 entrevistas a utilizadores de internet, que já efectuaram reservas de alojamento através de plataformas online, verificou-se que cerca de 36 por cento efetuou 12 ou mais reservas online num ano, e a “Booking.com” destaca-se como o website mais conhecido e utilizado.

Romeu Lopes sublinha que, “as empresas do setor devem, por isso, definir uma estratégia de marketing digital integrada na sua missão, visão e objetivos, de forma a identificar necessidades, exceder expectativas e fidelizar clientes”.

Neste sentido, a Investigação do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro representa um alerta para que as unidades hoteleiras apostem na qualidade dos websites para obter a fidelização dos clientes.