O ICOM – International Council of Museums – acaba de lançar o concurso de fotografia “Me in My Museum”, que visa comemorar o 35º aniversário do Dia Internacional dos Museus, a celebrar no próximo dia 18 de Maio.

A participação requer que seja enviada uma fotografia, onde o participante apareça sozinho ou acompanhado de amigos, efectuada no interior ou exterior do seu museu favorito e onde seja visível o logótipo criado propositadamente para assinalar os 35 anos do Dia Internacional dos Museus. O candidato teve ter uma idade mínimm de 16 anos e a fotografia não pode em condição alguma mostrar actos obscenos, violentos, racistas ou que violem a dignidade humana. A imagem deve depois ser enviada em formato JPG – tamanho máximo de 2 Mb – para o email imd@icom.museum, até ao dia 22 de Abril, juntamente com os dados pessoais em francês, inglês ou espanhol.

O vencedor será escolhido em duas rondas de selecção e o resultado final publicado, a 18 de Maio de 2012, no Facebook e página oficial do ICOM. O prémio atribuído ao vencedor do concurso, denominado “Best of Museums Shops”, é constituído por um saco-surpresa de brindes no valor de 300 euros, provenientes de ofertas das lojas existentes em museus espalhados por vários pontos do mundo.

Estabelecido pelo ICOM em 1977, o Dia Internacional dos Museus é uma forma de incentivar a consciencialização pública sobre a grande importância dos museus no desenvolvimento cultural e da sociedade. A iniciativa tem vindo a crescer sustentadamente desde então, tendo mesmo atingido um recorde absoluto em 2011, com a participação de milhares de iniciativas promovidas por quase 30.000 museus, em mais de 120 países.

O regulamento completo do concurso, a ficha de inscrição e o ficheiro com o logótipo que deverá fazer aparecer na fotografia, bem como toda a informação relativa ao 35º aniversário do Dia Internacional dos Museus, está disponível no sítio internet do International Council of Museums.