O TripAdvisor, maior site sobre dicas de viagem do mundo, acaba de publicar mais uma das suas Traveler’s Choices 2012, desta feita com os melhores destinos vinícolas no Mundo. A tabela classificativa, que resulta mais uma vez da votação de milhares de utilizadores do portal de viagens, coloca o distrito de Porto entre os 30 melhores destinos mundiais para degustar o néctar amado pelo Deus Baco, com um honroso 10º lugar dentro da classificação na Europa. A nível mundial, o primeiro lugar é atribuído à Toscana (Itália), à qual se seguem, respectivamente, o Sonoma County (Califórnia), o Hunter Valley (Australia), o Stellenbosch (África do Sul) e a Província de Mendoza (Argentina).

Na nota publicada pelo TripAdvisor junto à classificação do Porto como um dos melhores destinos vinícolas da Europa, pode ler-se: “Há vários séculos, os ingleses encontravam-se em guerra com França, mas sentiam falta do vinho francês. Em sua substituição tentaram a importação dos vinhos portugueses, mas depararam-se com alguns problemas: uma grande parte dos vinicultores resolveu preservá-los como a adição de aguardente, nascendo assim o Vinho do Porto. A cidade do Porto é o cerne da indústria deste vinho, e a visita à cidade não estará completa sem uma ida a algumas das suas melhores caves, de modo a que se possam degustar diversos tipos e qualidades. Encontre uma cave onde seja oferecida a degustação do Vinho do Porto, em conjunto com chocolate, já que os dois alimentos harmonizam muito bem.”

O TripAdvisor, na figura da sua chief marketing officer, Barbara Messing, diz que os viajantes poderão encontrar em cada um destes destinos de classe mundial, “vinhas fantásticas, restaurantes vanguardistas e vários tours pela região”. “Há um grande contentamento por algumas das melhores regiões de vinho no Mundo estarem, finalmente, a ser olhadas de outra forma”, disse anda.

No continente europeu, para além da região do Porto, foram também eleitos a Toscânia, Úmbria e Sicília (Itália); a Aquitânia, Provença, Languedoc-Roussillon, Burgundy e Champagne-Ardenne (França); e a Costa de la Luz (Espanha).

Nas suas deslocações à cidade do Porto, caso necessite de alojamento, poderá recorrer ao nosso parceiro booking.com, especialista em reservas online e com uma oferta muito diversificada na região.