A Região de Turismo do Algarve destacou o Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo da região devido ao trabalho na formação de chefs. Recentemente, foi consolidada a qualidade da formação algarvia, com a atribuição de uma estrela Michelin a um restaurante do Algarve.

De acordo com a RTA, o sucesso dos ex-alunos das escolas de Hotelaria e Turismo é exemplo da formação de excelência. O chef Rui Silvestre e a sua equipa, todos alunos da região, receberam a estrela Michelin, atribuída ao restaurante Bon Bon, no Carvoeiro.

Também o chef João Viegas, do restaurante São Gabriel, é ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e recebeu o galardão de Chefe Cozinheiro do ano de 2015, no maior concurso nacional de cozinha para profissionais.

De acordo com Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, «a RTA sempre considerou a formação um dos pontos-chave para o desenvolvimento e consolidação do turismo do Algarve. Precisamos de fomentar uma consciência para o turismo e de profissionais vocacionados, seja num posto de turismo, numa unidade hoteleira ou na cozinha de um restaurante. Por isso, é de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve na formação de chefs de nova geração que estão a impulsionar a nossa gastronomia através de uma abordagem mais criativa e moderna aos tradicionais produtos locais, combinando-os numa cozinha de excelência».