Portugal continua a ganhar prémios e a ser considerado um dos mais populares destinos turísticos da actualidade. Desta vez os mais rasgados elogios vêm do outro lado do atlântico, através da iniciativa “Top 10 Best European Countries“, onde os americanos elegeram Portugal como o melhor país da Europa para viajar e desenvolver actividades turísticas.

Numa iniciativa desenvolvida pelo USA Today, o terceiro maior jornal publicado nos EUA, conjuntamente com o seu portal de viagens ”10Best.com”, os leitores foram convidados a votar nos 10 melhores países europeus, entre uma selecção prévia de 20 países escolhidos por especialistas e profissionais ligados ao turismo.

O resultado final foi expressivo e não deixou margem para dúvidas. Portugal sagrou-se vencedor à frente de gigantes do turismo europeu como a França, Reino Unido, Alemanha, Itália ou a vizinha Espanha.

A lista completa dos vencedores do “Top 10 Best European Countries“ ficou ordenada da seguinte forma:

  1. Portugal
  2. Itália
  3. Áustria
  4. Alemanha
  5. Reino Unido
  6. Espanha
  7. Irlanda
  8. França
  9. Islândia
  10. Suíça

Em resultado dos muitos comentários proferidos pelos participantes, durante a votação, o USA Today refere que Portugal é menos “icónico” quando comparado com outros países em competição, porém, “oferece um vasto leque de oportunidades para os viajantes: aldeias charmosas, comida fantástica, música regional fascinante, descobertas culturais, uma costa belíssima e até surf de classe mundial”.

Os restantes 10 nomeados, pertencente à lista inicial de 20, foram a Holanda, Bélgica, Croácia, Grécia, Hungria, República Checa, Noruega, Suécia, Montenegro e Turquia.