O Lisbon & Estoril Film Festival, a decorrer entre 3 e 14 de Novembro próximo, já tem cartaz oficial para a verdadeira maratona de cinema que se vai realizar, pela primeira vez conjuntamente, nos concelhos de Cascais e Lisboa.

Embora no passado mês de Setembro já tenham sido anunciadas algumas presenças e exibições, como são os casos dos escritores Paul Auster, JM Coetzee ou Yasmina Reza; do ministro da Cultura francês, Frédéric Miterrand; da actriz e cantora Sophie Auster ou dos filmes “Carnage” de Roman Polanski e “La piel que habito” de Pedro Aldomóvar, só agora foi apresentado publicamente o programa definitivo.

O actor Paul Giamatti será outra das atracções internacionais com participação assegurada na 5ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival. Aliás, o norte-americano é um dos protagonistas de “The Ides of March”, o filme mais recente do também actor e cineasta George Clooney, que será exibido em antestreia nos dias 5 e 6 de Novembro.

O festival que conta com um orçamento aproximado de 3,5 milhões de euros, dos quais cerca de 500 mil euros apoiados pelo Turismo de Portugal, trás à competição onze filmes de origem europeia, nomeadamente a produção portuguesa “A vingança de uma Mulher”, da cineasta Rita Azevedo Gomes.

A abertura do festival está reservada ao filme “Restless” do realizador Gus Van Sant, que conta com a participação do actor Henry Hopper, filho do recentemente falecido Dennis Hopper: um dos nomes sonantes de Hollywood, mas também fotografo, pintor e escultor. Embora ainda sem confirmação oficial, estão neste momento a decorrer negociações para que seja possível a vinda de Henry Hopper a Portugal.

Também confirmada está a presença do fotografo francês JR, que irá apresentar o seu projecto e documentário “Women are Heroes”, entretanto consagrado com o prémio TED (Technology Entertainment Design) 2011.

Um dos regressos confirmados ao Lisbon & Estoril Film Festival é o do realizador canadiano David Cronenberg, que irá apresentar na primeira pessoa a sua mais recente obra, “A Dangerous Mind”, também em antestreia no festival.

Durante a apresentação do programa, Paulo Branco, criador e principal dinamizador do evento, declarou que “O festival vai beneficiar de um bom ano de cinema. Quase todos os filmes que ganharam prémios ou estiveram presentes nos principais festivais vão poder ser vistos pela primeira vez em Portugal”. O também director do festival, destacou ainda a presença do músico somali K’naan, bem como da exposição do artista plástico espanhol Miquel Barceló, a realizar na Torre de Belém e em absoluta estreia mundial.

Para consultar o programa oficial ou obter mais informações sobre o Lisbon & Estoril Film Festival consulte o site oficial que se encontra aqui.