O Trivago fez uma compilação de todas as palavras utilizadas nos nomes de hotéis em Portugal. Os resultados não são muito surpreendentes…
Praia (ou melhor, Beach), Monte e Mar são os três termos mais utilizados nos nomes da hotelaria em Portugal, o que acaba por ser o reflexo dos ex-libris do país.

As referências ao que de melhor tem Portugal para oferecer enchem os restantes lugares da lista: Alto (no 6.ºlugar), Herdade (no 8.º) e Campo (no 9.º) também figuram no Top 10. Lisboa (na 4.ª posição), Albufeira (na 7.ª) e o Algarve (na 10.ª) são as localidades em destaque. Golf, no 5.º lugar, fecha a lista das 10 palavras mais usadas nos nomes dos hotéis em Portugal.

Garden, Jardim, Madeira, Estrela, Lagos, Fonte, Parque, Flor, Atlântico e Moinho são outras das referências mais comuns, relacionadas com o ambiente e natureza. Castelo, Bairro, Aldeia, Marina, Centro, Central e Costa são também algumas das palavras mais frequentes. Quanto às cores, não há dúvidas: verde e azul são as mais frequentes.

No sentido oposto, alguns dos termos menos utilizados, “e por isso mais originais”, segundo o Trivago, são: Ameixa, Barbas, Bigode, Ferrinho, Imperatriz e Pensamentos.