A Ikea está a equacionar a abertura de um mínimo de 100 hotéis low-cost na Europa, segundo a informação veiculada pelo “Financial Times”. A Inter Ikea, empresa que detém os direitos da marca, não quer, contudo, entrar na gestão directa das unidades hoteleiras nem dar-lhes o nome da cadeia sueca. Embora ainda não esteja exactamente definido o modelo em como será feita a gestão das unidades de baixo custo, esta deverá ser atribuída a operadores hoteleiros locais, avança ainda o jornal britânico. A Ikea pretende continuar a fazer aquilo que faz bem e por que é conhecida: fabricar mobiliário para interiores, com o seu característico design inovador.

No seguimento do trabalho que a marca tem vindo a desenvolver no mercado imobiliário de alguns países europeus, já foram escolhidas algumas localizações onde a Inter Ikea tenciona construir e alargar a nova rede hoteleira. Reino Unido, Holanda ou Polónia, são apenas alguns dos primeiros países onde a rede deverá expandir-se. De qualquer modo, está definido que a primeira unidade a ser aberta caberá à Alemanha, mercado onde a Ikea também fará a sua estreia no mercado imobiliário. Harald Müller, gestor do departamento de imobiliário da Inter Ikea, terá mesmo avançado ao “Financial Times” que, dentro de muito poucas semanas, será anunciada publicamente a localização exacta para a instalação desta unidade.

Sendo a Ikea um dos grupos económicos mais ricos e poderosos do mundo, há uma análise constante às formas como investir o dinheiro e uma busca pelo melhor retorno financeiro desse investimento. Assim, e além da rede 100 hotéis de baixo custo, está também a ser ponderado a construção de residências para estudantes, igualmente na Europa.

Actualmente a marca Ikea é uma das mais valiosas a nível mundial. Está avaliada em mais de nove mil milhões de euros, valor que foi ajustado após uma operação de troca de participações realizada dentro do próprio grupo. Até à pouco tempo a marca era directamente detida pela Interogo Foundation, sediada no Liechtenstein e propriedade de Ingvar Kamprad, tendo sido vendida à Inter Ikea, que é uma Holding registada no Luxemburgo e que, entre outros, controla a Ikea Systems (dona das lojas), a rede de franchisados, toda a propriedade intelectual e detém, agora, os direitos da marca.