Está aí o novo gigante europeu na venda online de voos e produtos turísticos. A nova empresa, imagine-se, resulta da fusão das empresas Opodo, eDreams e Go Voyages, que em conjunto somam actualmente vendas anuais superiores a três mil milhões de euros.

A fusão foi anunciada no passado dia 1 de Julho, sexta-feira, pela AXA Private Enquity e Permira Founds, que em conjunto já terão investido mais de mil milhões de euros na aquisição das três empresas. Em comunicado, adiantam ainda que a OpodoeDreams e Go Voyages, irão continuar a operar com as suas marcas para os destinos habituais, mas agora com uma cobertura cruzada em 27 países.

Javier Pérez-Tenessa, um dos fundadores da eDreams, será o CEO da nova empresa – ainda sem designação definida -, Nicolas Brumelot, fundador da Go Voyages, o vice-CEO, e Mauricio Prieto, outro dos fundadores da eDreams, o responsável pelo Marketing. Já Ignacio Martos, actual responsável máximo da Opodo, deixará a empresa e não fará parte da nova organização.

Com as previsões em alta para a venda online de viagens durante o ano de 2012, a consultora PhoCusWright acredita que esta área de negócio venha a representar um terço do total de vendas no sector do turismo, ultrapassando os 215 mil milhões de euros. A consultora prevê ainda que a actual crise económica poderá ser o estímulo necessário para os viajantes, que ainda mantêm alguma hesitação, adoptarem definitivamente as reservas online, o que é uma excelente notícia para a “colosso” agora criado.