A religião islâmica recomenda e convida os seus fiéis a rezarem cinco vezes ao dia: ao amanhecer (Fajr), ao meio-dia (Dhuhr), durante a tarde (Asr), ao pôr-do-sol (Maghrib) e à noite (Isha). Todos os muçulmanos do sexo masculino devem, no entanto, participar na oração do meio-dia de cada sexta-feira, onde habitualmente também é feito um sermão pelo Imã. Antes de cada uma destas orações, o chamamento do Muezim (Adhan) ecoa ao sabor dos ventos e lembra os crentes que é chegado o momento de mais uma ida à mesquita. O som propaga-se, muitas vezes intercalado com o barulho de motores, buzinadelas ou da agitação do souq, mas sempre com o mesmo poder de “encantamento” e subtileza.

Muezim, também conhecido como Almuadem, é o nome que se dá ao homem responsável pelo chamamento dos fiéis à oração. No passado, era sua missão subir ao topo dos minaretes, muitas vezes com centenas de degraus pela frente, e anunciar em voz alta que era chegada a hora de orar.

Chamamento do muesim em Ait-Benhaddou

O primeiro Muezim foi Bilal, um escravo libertado por Maomé, que fazia o chamamento dos fiéis desde o telhado da casa que o profeta conservou na cidade santa de Medina. Hoje, porém, a evolução dos tempos dita que a tradição fique um pouco para trás, sendo geralmente utilizada uma gravação através de um sistema de áudio amplificado: dos altifalantes são repetidas as palavras:

  • Alá é grande (Allahu Akbar)
  • Eu sou testemunha que não há outro Deus senão Alá
  • Eu sou testemunha que Maomé é o seu profeta
  • Vinde para a oração
  • Vinde para a salvação
  • A oração é melhor do que o sono (só é dito na oração do amanhecer)
  • Alá é grande (Allahu Akbar)
  • Não há outro Deus senão Alá

Sob o convite à oração, já imaginou qual será o resultado da união entre as vozes, tempos e interpretações de diferentes Muezins? Em boa verdade é uma experiência fascinante e que transporta em si uma paz espiritual surpreendente. Assim, na sua próxima viagem com destino a um país muçulmano, suba a um terraço, aproveite para apreciar o cair da noite sobre o casario e deixe-se enfeitiçar pelo coro de vozes, muitas vezes com origem nos sítios mais improváveis. Indiferentemente da crença de cada um, o chamamento dos Muezins não deixará ninguém indiferente.

Chamamento dos muezins em Marraquexe

Para planear uma destas viagens, poderá recorrer ao serviço de reservas de voos de uma agência online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.