Segundo a informação vinculada pelo jornal El País, os pilotos da Iberia aceitaram desconvocar a greve de vinte e quatro dias, com início marcado para dia 16 de Março (próxima sexta-feira), depois de o governo espanhol e o sindicato dos pilotos espanhóis – SEPLA – terem chegado a um consenso, que prevê a designação de um mediador para ajudar na busca de soluções para o conflito e que sirva de catalisador ao diálogo entre as partes.

A greve que acaba de ser cancelada, deveria estender-se até ao próximo mês de Maio e iria afectar fortemente o sector do turismo em Espanha, nomeadamente num período tradicionalmente forte, com é o caso da Páscoa. Segundo dados da própria Iberia, a concretização da greve não só traria perdas irreversíveis à economia espanhola, já de si a atravessar um período complicado, como a centenas de empresas que directa ou indirectamente dependem da activiadade aérea e do turismo.

Recorde-se que as movimentações grevistas já tiveram o seu início em Dezembro último e têm como causa principal a anunciada criação de uma companhia low-cost da Iberia. Segundo o que o SEPLA tem vindo a defender, a nova filial Iberia Express não só vai destruir parte do tecido produtivo do sector, como levar à extinção de aproximadamente oito mil portos de trabalho na casa-mãe. O sindicato dos pilotos espanhóis acusa ainda a Iberia de manter uma atitude de recusa à negociação e de rejeição absoluta a qualquer das suas propostas.

Na sequência do cancelamento desta greve de vinte e quatro dias e na expectativa que surjam bons resultados da mediação entre a Iberia e o SEPLA, também a Confederação Nacional do Trabalho (CNT) anunciou a suspensão da convocação para a paralisação que tinha previsto.

Para informações de última hora ou marcação de voos junto da companhia aérea espanhola, poderá aceder ao seu sítio internet.