Embora para muitos viajantes o seguro de viagem continue a não ser olhado como algo de essencial, a ausência deste poder-se-á revelar não só desastrosa, mas sobretudo com consequências muito graves. Terá o leitor consciência que a poupança de algumas dezenas de euros poderá deixá-lo desprotegido em situações inesperadas, nomeadamente, onde a sua saúde e integridade física poderão estar em causa? Lembre-se que imprevistos não acontecem só aos outros!

Como no meio segurador existe uma política de serviço e preço muito díspares entre companhias, a escolha de um bom seguro de viagem, com uma cobertura alargada e sobretudo onde os preços sejam justos, nem sempre é muito fácil. Assim, resolvemos ajudá-lo a poupar algum do seu tempo e decidimos eleger a melhor entidade para que possa contratar o seu seguro de viagem com segurança.

Um bom seguro de viagem deve incluir cobertura para um conjunto alargado de situações, de onde destacamos:

  • Desde logo, o contacto deverá incluir cobertura para acidentes pessoais.
  • Permitir viagens para países pobres ou do chamado terceiro mundo.
  • Incluir protecção para joalharia, bagagem e documentos, seja por se danificarem ou por roubo.
  • Disponibilizar uma linha de atendimento 24h por dia.
  • Cobrir ferimentos ou doença súbita, no país de origem ou estrangeiro, com evacuação caso se venha a revelar necessário.
  • No caso de cancelamento, dar cobertura ao reembolso do montante despendido com voos, alojamento ou outras despesas relacionadas com transporte.
  • Incluir protecção de equipamento electrónico, como é o caso de computadores portáteis, máquinas fotográficas ou telemóveis.
  • Cobrir actividades outdoor, normalmente com algum risco associado, como é o caso do alpinismo, escalada, mergulho, pára-quedismo ou o ski.
  • Permitir viagens de longa duração.
  • Incluir protecção para despesas legais ou judiciais.
  • Permitir repatriamento caso ocorram catástrofes naturais ou problemas políticos

Depois de considerar todos estes elementos, o Ao Sabor do Vento sugere aos seus leitores a contratação de seguros junto da World Nomads (pode desde já fazer a sua simulação no formulário que disponibilizamos mais acima). Esta empresa, de origem dinamarquesa, além de trabalhar com as principais companhias de seguros mundiais, apresenta preços de apólices praticamente imbatíveis em todas as áreas. Seja para viagens independentes, em grupo, por longos períodos de tempo, com destino aos locais mais recônditos do planeta ou onde a aventura está em destaque, os seguros da World Nomads parecem ser quase sempre a melhor opção. Aliás, não será por acaso que a World Nomads é recomendada pela insuspeita National Geographic, a Hostelworld ou pela Lonely Planet e Rough Guides nos seus guias de viagem.

Há contudo ainda outros factores pelos quais escolhemos a World Nomads. São eles:

  • São reconhecidamente rápidos e eficientes a resolver incidentes.
  • Os seguros podem ser adquiridos a partir de 150 países.
  • O levantamento de incidentes pode ser feito online.
  • A aquisição da apólice pode ser efectuada fora do seu país de residência e sempre que o desejar.
  • Os seguros cobrem mais de 100 actividades e desportos.
  • Disponibilizam alertas de segurança durante a sua viagem.

seguro de viagem world nomads

Indiferentemente da companhia seguradora que o leitor venha a escolher, lembre-se que apesar de até poderem ser as melhores, um dos principais objectivos das seguradoras é a maximização do seu lucro. Na presença de um incidente, não espere só facilidades pois o objectivo da companhia será pagar sempre o menos possível.

Não se esqueça de ler com atenção o contracto, incluindo aquelas “letrinhas pequeninas” que ninguém gosta, pois só assim saberá exactamente o que está incluído na sua apólice. Não menos importante, é estar consciente que nenhuma seguradora lhe pagará o reembolso caso os incidentes estejam relacionados com negligência, nomeadamente, quando associados ao consumo de drogas ou álcool.

Sugestão

Guarde sempre todos os recibos ou facturas de compra dos artigos que venha a utilizar nas suas viagens, pois em caso de incidente vão-lhe ser exigidos comprovativos. Antes de partir, uma boa ideia é proceder à digitalização dos documentos e envia-los para uma conta de email ou serviço tipo dropbox. Aproveite para fazer o mesmo ao contracto e documentos exigidos para a elaboração do mesmo.